Quem Somos


O Instituto da Família- INFA é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, beneficente e cultural, criada pelo Movimento Familiar Cristão, em 02 de junho de 1971, regida pelos dispositivos do Código Civil aplicáveis.

 

O Instituto da Família – INFA tem foro e domicilio civil no Estado do Rio de Janeiro, com sede na Rua Alzira Brandão, 459, (Centro de Atendimento Tijuca) e com as seguintes filiais: Centro Engenho de Dentro localizado na Rua Goiás, 132 e o Centro Itanhangá localizado na Rua Pau Brasil, todas localizadas na Cidade do Rio de Janeiro, sendo o seu prazo de duração indeterminado.

Conheça o INFA RJ e sua Estrutura



NOSSOS  OBJETIVOS:

a) Pesquisar e estudar, com base científica e interdisciplinar, as realidades sociais, econômicas, culturais, morais, espirituais, psicológicas e religiosas da família no mundo atual e a projeção destas realidades para o futuro, organizando e divulgando os resultados em documentação que incentive a promoção global da família e o fornecimento de maios para que ela possa ajustar-se às realidades em que vive.

b) Promover cursos, simpósios, seminários, debates, conferências, edição de publicações, recursos didáticos e outras atividades:

– para a comunidade em geral, visando à orientação para a vida pessoal, familiar e social; à capacitação para integração ao mercado de trabalho; ao desenvolvimento de habilidades e talentos; a prevenção de dependência química; a orientação para a maternidade e o planejamento familiar e outras atividades promocionais dessa natureza.

– para o aprimoramento da atuação e entidades dedicadas ao atendimento terapêutico e aconselhamento familiar, a elaboração e implementação de políticas sociais familiares e à realização de programas da pastoral familiar.

c) Propiciar, preferencialmente a população carente, facilidades para o atendimento médico, psicológico, psicopedagógico, fonoaudiólogo, jurídico e outros, por profissionais habilitados, com vistas superar problemas pessoais e familiares que exijam apoio profissional especializado nessas áreas.

d) Promover atividades assistenciais e de promoção humana para famílias, especialmente as focadas nas crianças, adolescentes e idosos, carentes de alimentação, nutrição, saúde e instrução.

e) Manter intercâmbio com entidades congêneres nacionais ou internacionais.


DOS SÓCIOS

O Instituto da Família – NFA reunirá todas as pessoas que nele quiserem ingressar para a realização de um objetivo social.
Os sócios da Instituição serão classificados dentro das seguintes categorias:

a) Sócios Fundadores – são todos aqueles que subscreveram os Estatutos Originais e a Ata da Fundação do Instituto da Família.

b) Sócios Efetivos – são todos aqueles que, por proposta de Sócios fundadores ou efetivos ou do Conselho Diretor, atendidas as condições que forem fixadas, venham a ser admitidos na entidade, mediante aprovação da Assembléia Geral.

c) Sócios Contribuintes – são todos os que, aderindo à entidade, se disponham a colaborar com a mesma através de uma contribuição financeira, de caráter temporário, e pela forma que for fixada, podendo participar e se manifestar nas assembléias gerais da entidade, porém sem direito a voto.

d) Sócios Colaboradores – são aqueles que, devidamente autorizados, na forma do Regimento Interno, utilizam as instalações físicas e equipamentos da entidade, para o exercício da sua profissão por conta própria, doando parte dos seus honorários para a sua manutenção.

 


DA ADMINISTRAÇÃO

Em 06 de abril de 2019 foi realizada uma Assembleia Geral Ordinária  para eleger a diretoria para o triênio, 2019- 2021 atendendo as normas do ESTATUTO DO INSTITUTO DA FAMÍLIA – INFA.
Desta forma o INFA mantem-se em conformidade com o seu Estatuto que define no CAPITULO III – Da Administração: 
 “Art. 9º – A Administração do  Instituto da Família será exercida por um Conselho Diretor e uma Diretoria Executiva cujos membros serão eleitos pela Assembléia Geral pelo prazo de 03 (três) anos”. 

Abaixo apresentamos os nossos eleitos:

Conselho Diretor

  • Cacilda Vieira Bruni
  • Cristina Maria de Carvalho Tavares
  • José Benedito Coelho de Aquino
  • Laércio Bruni
  • Márcia Nunes
  • Marcio Generoso da Fonseca
  • Paulo Cesar Cavalcanti Loureiro
  • Roberto Ferreira Nunes
  • Solange Castellano Fernandes Monteiro

Diretor Superintendente

  • Elenirce Melo Cardoso

Diretor Financeiro

  • José Airton Monteiro

Diretor Administrativo

  • Leila Maria Dias Pinto Coelho de Aquino

Diretor Consultivo

  • José Maria Oliveira Villela

Gerentes do Centro Atendimento Engenho de Dentro

  • Rosangela Braga
  • Isabel Barcelos

Gerentes do Centro Atendimento Itanhangá

  • Mercedes Jesus
  • Antônio Carlos Benjamim
  • Nelson Stoller

Gerentes do Centro Atendimento Tijuca

  • Mariana Miranda
  • Maria Zilda Villela
  • Maria Helena

 


OS SERVIÇOS OFERECIDOS

Nos três Centros de Atendimento, Tijuca, Engenho de Dentro e Itanhangá são oferecidos: Serviço Social, Psicologia, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Fonoaudiologia, Orientação Jurídica e Orientação Nutricional. Além desses o Itanhangá  oferece curso de Artesanato e de formação para Acompanhantes de Idosos, enquanto  o Engenho de Dentro oferece cursos diversos.

 


QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS

São profissionais graduados e Pós-Graduados que de modo voluntário dedicam o seu conhecimento, seus talentos, seu tempo e atenção para prestar atendimentos às crianças, aos jovens, aos adultos e aos idosos, pela oportunidade de contribuição para um mundo melhor.

     No Brasil o trabalho voluntário é regulamentado pela Lei 9.608 de 18 DE FEVEREIRO DE 1988.

 

“Art. 1o  Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa”.

 

(Redação dada pela Lei nº 13.297, de 2016)

 

Parágrafo único. O serviço voluntário não gera vínculo empregatício, nem obrigação de natureza trabalhista previdenciária ou afim.

 


COMO FUNCIONAM OS ATENDIMENTOS

Através de agendamento de uma consulta inicial, por telefone ou diretamente nos Centros de Atendimentos. Ao chegar ao INFA às pessoas são atendidas individualmente, pelas Assistentes Sociais e posteriormente são encaminhadas para os atendimentos terapêuticos de acordo com as necessidades apresentadas.

As crianças e adolescentes geralmente chegam ao INFA encaminhadas pelas escolas públicas, postos de saúde e Conselhos Tutelares para avaliações e tratamento terapêutico, conforme o caso.

Segundo os profissionais que acolhem esses jovens, muitos deles apresentam desvios de comportamento, cujas causas vão desde a suspeita de ser vítimas de maus tratos, má alimentação, abusos sexuais a distúrbios congênitos, cujas conseqüências envolvem graves dificuldades de aprendizagem, problemas de fala, de coordenação motora, e dificuldade de adaptação ao meio social.

Os adultos independentes da idade, classe social ou religião procuram o INFA encaminhados pelas próprias famílias, por médicos ou são atraídos pelo desejo interior de tratar o modo de expressar as emoções, tão próprias de todos nós seres humanos.

A duração de um tratamento terapêuticos depende de cada caso, uns podem ter duração de meses, entretanto, há casos que podem durar alguns anos.